Sobre o Observatório
O Observatório da ATHIS é uma iniciativa do CAU/BR para organizar e disponibilizar as informações sobre Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social produzidas pelo Conselho e por outros agentes quando em parceria com o CAU. A plataforma será colaborativa, e com o tempo e aprimoramento, concentrará cada vez mais dados de modo a ajudar na ampliação da compreensão da ATHIS no país, disponibilizar informações acerca do tema e gerar uma maior transparência dos investimentos realizados pelo CAU para promover a ATHIS.
A iniciativa do Observatório é um aprimoramento do Portal da Moradia Digna, criado em 2021 já na perspectiva de concentrar as informações sobre ATHIS para comunicar melhor o tema com a sociedade e com os profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Na oportunidade obtivemos apoio de todos os CAU nos Estados e no Distrito Federal, bem como do coletivo Arquitetos pela Moradia, que contribuiu com o mapeamento inicial de legislações de ATHIS no país.
O Observatório da ATHIS emprega uma metodologia robusta de mapeamento e monitoramento para analisar as atividades dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs) estaduais ao longo dos últimos anos, desde que a aplicação de recursos em ações de ATHIS se tornaram obrigatórios em todos os CAU. Esta abordagem permite não apenas a comparação de resultados, mas também facilita a identificação de tendências, tecer analogias e detecta divergências nas ações implementadas em diferentes estados. Permite ainda identificar e conhecer as OSC que atuam nessa área a partir do trabalho exercido em conjunto com o CAU.
Ao disponibilizar informações detalhadas sobre as iniciativas de fomento e os produtos resultantes, o Observatório contribui para uma compreensão mais profunda do que está sendo produzido dos impactos dessas ações que poderão ajudar a esclarecer como essas atividades influenciam os profissionais da área, o Estado e a sociedade como um todo.

Acreditamos que o acesso a esses dados fomenta uma maior transparência e possibilita uma avaliação crítica sobre a eficácia das políticas e programas implementados. Com isso, o Observatório não apenas documenta a trajetória e evolução do Conselho, mas também se estabelece como uma ferramenta vital para o planejamento estratégico e aprimoramento contínuo das práticas de Arquitetura e Urbanismo em todo o país.
BIBLIOTECA SISTEMA CAU
Material resultante das ações cadastradas no ambiente interno da plataforma
DASHBOARD
Dados disponibilizados por meio de dashboards das ações dos conselhos
PATROCINADAS PELO CAU
Informações das organizações da sociedade civil (OSC) parceiras do CAU
Lançado em dezembro de 2021, o Portal ATHIS foi uma ação da Campanha Mais Arquitetos, um programa promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) para o avanço da pauta da moradia digna. Por meio dele, o CAU/BR apresentou a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e promoveu a Lei Federal 11.888/08 como política pública estratégica para enfrentar o déficit habitacional no país, que tem mais de 26 milhões de pessoas vivendo em moradias precárias, segundo a Fundação João Pinheiro (dados de 2022).
O Programa Mais Arquitetos se projetou diante dos impactos da pandemia da Covid-19 nas cidades e nos territórios vulneráveis, promovendo a moradia digna como uma necessidade para a saúde pública. A Assistência Técnica exercida por profissionais de Arquitetura e Urbanismo é condição essencial para a construção de residências e cidades saudáveis e seguras e gerar qualidade de vida aos cidadãos que vivem em condições precárias.
Pesquisa do CAU/BR realizada em parceria com o Instituto Datafolha para delinear o perfil de quem exerce a arquitetura e urbanismo no Brasil
Na pesquisa, a Arquitetura Social também foi apontada como um tema prioritário para o CAU em prol da sociedade e da Arquitetura e Urbanismo. Neste contexto, o Portal Moradia Digna atendeu a uma importante demanda profissional pela formação profissional para atuação neste mercado.
No primeiro semestre de 2021, o programa promoveu uma ampla divulgação da Lei 11.888/08 junto à população e ao poder público, difundiu experiências exitosas em todo país e lançou o Manifesto em defesa de Moradia Digna para todos – Um projeto para o CAU e para o Brasil durante o Congresso Mundial UIA2021Rio. A primeira fase da campanha incluiu uma intensa programação on-line, como a série de lives “Moradia digna é uma questão de saúde pública”, que chegou a mais de 8 milhões de pessoas. Em celebração pelo Dia Nacional da Habitação (21 de agosto), a campanha promoveu a Semana da Habitação, uma realização conjunta das comissões de Política Profissional e de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR.